Equipa

Doutora Teresa Cid (Diretora)

teresa cidTeresa Cid é Professora Associada da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, e Directora do Centro de Estudos Anglísticos. Foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, responsável por relações internationais e investigação, entre Novembro de 2011 e Julho de 2013. As suas principais áreas de investigação e docência são Literatura e Cultura dos EUA, em especial Modernismo, literatura luso-americana, cinema e cultura popular. As suas publicações incluem: "Preferring not to: Bartleby’s NO in…Silence!" (2013), "Walking the Lisbon Night Through with Johnny Guitar" (Lisboa, 2009); "Lively Modernism(s): the Comic Strip as/and Modern American Art" (Bern, 2008); "Fate, Diaspora and the Melody of Storytelling: The Portuguese-American Fado/Blues of Katherine Vaz" (Lisboa, 2007); "The Siren at the Edge: Nathanael West, Modernism and Popular Culture" (Coimbra, 2004); “Antigas Raízes e Novos Rumos: o fado/blues de Katherine Vaz e a Diáspora Portuguesa nos EUA" (Rio de Janeiro, 2001). É co-autora de Literatura Norte-Americana (Lisboa, 1999) and co-organizadora de Portugal Pelo Mundo Disperso. (Lisboa, 2013), Narrating the Portuguese Diaspora: Piecing Things Together (New York, 2011), From the Edge: Portuguese short stories / Onde a Terra Acaba: contos portugueses (Lisboa, 2006), Feminine Identities (Lisboa, 2002), Ceremonies and Spectacles: Performing American Culture (Amsterdam, 2000).

 

Doutor Wang Jincheng 王锦程 (Diretor Chinês)

wangjinchengsmall

Antes assumir funções em Fevereiro de 2017, o Professor Doutor Jincheng Wang tinha exercido o cargo de vice-reitor da Faculdade de Negócios Estrangeiros da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin e o cargo de investigador assistente no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Internacional de Tianjin. Durante o seu mandato, o Professor Doutor Wang Jincheng desenvolveu na sua faculdade 14 programas de intercâmbio internacional em parceria com universidades estrangeiras e com diversos segmentos industriais. Nos últimos cinco anos participaram nos variados programas de intercâmbio internacional da faculdade mais de 900 alunos.

Os seus interesses de pesquisa incluem Transferência de Conhecimento, Gestão da Inovação e Financiamento de Projectos. Nos últimos seis anos publicou, em inglês e chinês, seis livros e cinco artigos acerca de Financiamento de Projectos, Transferência de Conhecimentos em Empresas Multinacionais, Finanças Corporativas, Inovação e Empreendedorismo. O Professor Doutor Wang Jincheng também lecionou em língua inglesa as disciplinas de Marketing Internacional, Gestão Estratégica e Negociação Empresarial.

Para além dos êxitos alcançados na área do ensino superior, o Professor Doutor Wang Jincheng teve também oportunidade de trabalhar na indústria chinesa do petróleo e gás, e através da participação em diversos projectos de criação de oleodutos e gasodutos no Quénia, Uganda, Tailândia e Myanmar ganhou experiência de trabalho corporativo.

O Professor Doutor Jincheng Wang doutorou-se no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com distinção nas áreas de Gestão Internacional, Estratégia e Empreendedorismo. Obteve um MBA no Reino Unido e é detentor de uma pós-graduação em Programas de Gestão de Cooperação na Ásia-pacífico obtida no Canadá. 

 

Doutor Moisés Silva Fernandes (Adjunto da Direção)

moises silva fernandesMoisés Silva Fernandes (費茂實) é investigador da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, e adjunto da Direcção do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa e membro correspondente do Núcleo de Estudos Asiáticos da Universidade de Brasília. Dedica-se ao estudo de Macau nas relações luso-chinesas, de Timor nas relações luso-australo-indonésias, da política externa portuguesa contemporânea (factores exógenos, endógenos e governamentais), das políticas externas comparadas e das teorias de decisão e das negociações. As suas publicações mais recentes incluem Macau na Política Externa Chinesa, 1949-1979, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2006, e Sinopse de Macau nas Relações Luso-Chinesas, 1945-1995, Lisboa, Fundação Oriente, 2000, assim como vários trabalhos editados em revistas e actas académicas, em português, inglês e chinês. É Membro do Conselho Superior do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 

Drª. Wang Guanzhu (Professora)

wang guanzhu

 

 

Dr. Niu Shiwei (Professor)

niu shiwei

 

Drª. Tian Shiyuan (Professora)

a Tian Shiyuan

 

EDUCAÇÃO
9/2009-6/2014:Mestrado em Linguística e Linguística Aplicada (Ensino de Chinês como Língua Estrangeira), Universidade de Hubei
9/2005-6/2009: Graduado em Gestão de Recursos Humanos, Universidade do Sul-central para Nacionalidades

EXPERIÊNCIA DE TRABALHO
3/2011-12/2013:Ensino de chinês no Instituto Confúcio da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
9/2014-4/2016: Trabalhando na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin.
4/2016-presente:Ensino de chinês no Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa.
HABILIDADES
Fluente em Português e Inglês. Certificado em Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros),BEC (Certificado de Inglês Empresarial) e CET6.
Experiente em Ensino de Chinês como Língua Estrangeira e comunicação intercultural.

Dr. Wang Zaijun (Professor)

a Wang ZaijunWANG ZAIJUN (王  在军) é Professor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, na República Popular da China. Mestre em Tecnologia Educacional pela Univ. de Hebei. Tem cinco anos de experiência no ensino de língua chinesa no estrangeiro (Sudão, Sérvia e Nova Zelândia), tendo sido também docente de chinês para alunos estrangeiros na sua universidade (TFSU) em 2015-2016. Foi agraciado em 2010 com o prémio Excellent Volunteer of International Chinese Teacher. As suas principais áreas de interesse, para além do ensino de chinês enquanto língua estrangeira, são caligrafia, desenho tradicional chinês e Taichi Boxing.

 

Drª. Tian Yingxuan (Professora)

a Tian YingxuanTIAN YINGXUAN (田英萱)  é Professora na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, na República Popular da China. Licenciada em Literatura pela Universidade Normal de Hebei, Departamento de Educação em Língua e Literatura Chinesas, é Mestre pela Universidade de Nankai em Literatura. É detentora do Certificado de Qualificação de Ensino de Chinês como Língua Estrangeira, tendo experiência no ensino de língua chinesa no estrangeiro (EUA e Coreia do Sul). As suas principais áreas de investigação são o ensino de Chinês enquanto língua estrangeira e literatura, tendo publicado em 2008 The Biography of Liang Bin (Nankai University Publishing Company), para além de diversos artigos académicos.

 

Drª. Sang Yong (Professora)

a Sang YongSANG YONG (桑勇) é Professora na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, na República Popular da China. Licenciada em Linguística Chinesa pela Universidade Normal de Shenyang, Departamento de Língua e Literatura Chinesas, é Mestre em Linguística Chinesa pela mesma universidade. É detentora do Certificado de Qualificação de Ensino de Chinês, tendo experiência no ensino de língua chinesa no estrangeiro (Coreia do Sul e Jordânia). As suas principais áreas de investigação são o ensino de Chinês enquanto língua estrangeira e linguística chinesa, tendo publicado Tourism Chinese (Gyeonggi Province Department of Education, Korea, 2010), How To new HSK Simulation Test (Korean NEXUS PressKorea, 2010) e The new HSK test full resolution (Beijing Language and Culture University Press, 2014).

 

Drª. Ana Maria Rodrigues (Gestão Administrativa) 

ana maria rodrigues 

Dr. Paulo Carneiro Dias (Gestão Administrativa)

paulo carneiro dias